5 Caracteristicas que um Artesão não deve ter



Trabalhar com artesanato é algo muito prazeroso e gratificante. Temos características que se revelam nas obras das nossas mãos, mas temos que tomar cuidado com algumas que mais atrapalham do que ajudam. No post de hoje, vou falar sobre essas características negativas que um bom artesão deve passar bem longe, porém como tudo na vida não são apenas flores, darei algumas dicas de como fugir de situações assim.
 
1)     Mau humor: Um veneno para qualquer pessoa, pois ela exterioriza as suas emoções por gestos, palavras e pelo seu próprio semblante. Essas emoções anulam o senso de criatividade, cegam os olhos para o belo e eliminam qualquer pensamento construtivo. Para essa situação encontrei na Bíblia uma solução, no livro de Gênesis 1-3: “ E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” Se dê o prazer de ter cinco minutinhos sob o sol, respire profundamente, nenhuma sombra de duvida ou de pensamento negativo resistirá.
2)     Ansiedade: Todos conhecem a inimiga declarada da perfeição, é a danada da pressa. Um artesão que trabalhe sob tensão, ansioso, sabe que a peça mostrará isso claramente. Nesse caso é importante ser amigo do cronograma, trabalhe com prazer e  responsabilidade. Contemple suas obras enquanto as faz. Em Eclesiastes 3 – 1, diz que: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
3)     Pessimismo: O famoso ‘eu não posso’, ou ‘eu não consigo’ são armas poderosas contra você mesmo. O artesão carrega em si o dom de criar, recriar, transformar, inventar e reciclar coisas que para outros não tem nenhuma utilidade. Então, tenha a mesma atitude na sua vida pessoal, torne-se um mestre na arte de dar a volta por cima e fazer da poeira, obra de arte! O rei Salomão, em seu livro de Provérbios fala que: “ O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.”
4)     Bagunceiro: Quem nunca ouviu um “ah, é uma bagunça organizada”, nessa vida? É difícil manter um atelier sempre impecável, quem tem um sabe, mas não é impossível. Crie o hábito de organizar as suas ferramentas, deixando-as sempre limpas e bem conservadas. Além de facilitar, também demonstra verdadeiro zelo para com o seu trabalho.  Não sabe como se organizar? Salomão ensina a contemplar o trabalho das formiguinhas, ou seja, faça bem feito uma coisa de cada vez. (Provérbios 6-6)
5)     Não seja um mal ferreiro: Não é difícil encontrar a casa de um artesão onde se vê pouquíssimo do seu trabalho. Vê-se uma peça aqui outra acolá, geralmente são aquelas do inicio do seu trabalho, e já estão lá bem gastas pelo tempo. Reserve um tempo para elaborar peças especiais para a sua casa. O seu lar merece o melhor do seu mais famoso artesão: você! Deixe sua marca bem pertinho dos seus maiores fãs, a sua família!
 Por fim uma mensagem para refletirmos: " O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra." Provérbios 21-21



0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Deus Jeová é quem nos capacita

30Disse então Moisés aos israelitas: "O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá,

31e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística,

32pa­ra desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze,

33para talhar e lapidar pedras e entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal.

34E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros.

35A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, borda­dores de linho fino e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes de projetar e executar ­qualquer trabalho artesanal.

Google Analytics

Atelier Decorar com Arte - Inspiração todo dia! Copyright © 2016 - Artesanatos para decoração de ambientes - Editado por Alexandre Teodoro, todos os direitos reservados